20 abril, 2011

Seja como uma árvore!

Quem não tem uma história pra contar que envolve uma árvore?
A minha infância foi marcada por uma árvore Brincadeiras de balanço, colher frutas no pé,esconder da mãe numa árvore. E até mesmo tomar remédios feito de determinada árvore..
Você já parou pra pensar quantos benefícios uma árvore traz a vida de um ser humano? O próprio Deus compara-nos como uma árvore..    Jr 17:7,8

A palavra árvore aparece em cerca de 146 versículos bíblicos Em vários setores da existência humana a árvore tem sido considerada como algo representativo da própria vida. Ela representa, também, pessoas, nações e povos, além de ser um emblema do crente. Muitas vezes têm sido consideradas simbolo da sabedoria e  da justiça. Nos mais áridos desertos de nosso Planeta podem ser encontradas árvores.
Uma árvore, mesmo plantada a anos no mesmo lugar ela consegue produzir deliciosos frutos!   
Quando eu nasci minha mãe plantou uma árvore em minha homenagem no quintal de casa, e até hoje a árvore continua lá produzindo frutos que serve em de alimento pra muita gente, sua folhas se renovam a cada outono e sua sombra é maravilhosa!!  Eu me casei e construí minha casa bem próximo a esta árvore. Na época da construção, o pedreiro cogitou a hipótese de arrancar essa árvore, pois suas raízes poderia mais tarde, danificar a obra. Mas eu não abri mão da vida daquela árvore, e ela está lá há 22 anos em frente a minha casa. Produzindo frutos, trocando as folhas, oxigenando o ambiente, e todos amam ficar na varanda debaixo dela.
Então eu te pergunto: Porque Deus usou a árvore pra nos ensinar coisas tão tremendas sobre seu Reino? 
Vejamos:                  
Primeiro ele nos diz que seremos "Benditos se confiarmos nele" assim como uma árvore confia no criador
"Bendito é o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o senhor.Porque ele será como uma árvore plantada junto as águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão, não se fadiga nem deixa de dar frutos." Jr 17: 7,8
Quantas vezes amados ,num momento difícil de nossas vidas, a primeira coisa que desaparece são os frutos do Espírito de nós. Dizemos que estamos confiando no Senhor, mas a irritabilidade é notória em nossa vida. Oramos entregando ao Senhor determinado problema, mas perdemos a paz, a longaminidade e muita das vezes até a fé. Uma árvore não está preocupada se é verão ou inverno, Suas folhagens, sua sombra permanecem. E nós diante das dificuldade? 
Deixamos transparecer beleza e somos frondosos??? Ou ficamos murchos e sem vida???
Uma árvore não se preocupa com as outras, ela faz a parte dela. Não se preocupa se plantaram somente uma semente, ela vem  produzindo todos os anos, não importando a quem está servindo!
E nós?
Precisamos ser reconhecidos, elogiados o tempo todo por fazer mais que nossa obrigação: dar de graça o que de graça temos recebido da parte do Senhor. Nos incomodamos quando servimos de sombra, e até quando comem dos nossos frutos e não agradecem. Nos sentimos usados pelos outros o tempo todo.

Segundo - Observa os nossos frutos       
" Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.Não pode  a árvore boa dar maus frutos nem a árvore ruim dar frutos bons.. portanto pelos seus frutos os conhecereis" Mt 7 :17,20
Toda vez que conhecemos uma pessoas, analisamos seu comportamento através dos seus frutos. Observamos se seu linguajar condiz com seu carater. Desconfiamos de alguém que diz ser "crente" e pratica obras da carne descaradamente. Numa árvore não é diferente. Ela pode ser grande, majestosa com muitos frutos, mas se a qualidade de seu fruto não for boa, logo a rotulamos como toda ruim. "Não presta pra nada, só pra fazer sujeira com suas folhas"!
O Senhor requer de nós não somente crescimento no conhecimento, mas deseja ver nossos frutos.
" Ou dizeis que a árvore é boa e o seu fruto é bom,ou dizeis que a árvore é má e o seu fruto é mau; porque pelo fruto se conhece a árvore." Mt 12:33 
Não é possível, nem tão pouco admissível que um cristão, irmão de Jesus continue na prática do pecado e ser considerado uma boa árvore. Com Deus não se tem meio termo!!     
Outra característica da árvore   - Ela é plantada pelo Senhor, o próprio Deus a capacita a frutificar.
".. a fim de que se chamem carvalhos de Justiça, plantados pelo Senhor pra Sua glória. Is 61: 3"
Temos o Espírito Santo a nosso favor queridos. Ele nos ungiu a fazer coisas grandiosas. Assim como uma árvore consegue sobreviver a lugares áridos, e retirar sustento pra si própria, nós através de Jesus podemos "todas as coisas em Cristo que nos fortalece" 
Assim como minha vida foi marcada com tantas coisas boas que aconteceram numa árvore e através dela,que nós também venhamos a marcar a vida de outras pessoas. Vamos pregar boas novas aos quebrantados, restaurar corações contritos, proclamar liberdades aos cativos, a apregoar o ano aceitável do Senhor, e o dia da vingança do nossos Deus, a consolar os tristes, mudar o o ambiente de tristeza por alegria através da sua oração e nossos frutos, carregar vestes de louvor ao invéns de um espírito angustiado, e permanecer plantado onde o Senhor te colocou como membro de uma Igreja. E nunca num dia de sequidão, deixar tudo e ir embora procurar um melhor lugar pra ficar. pois uma árvore resiste a tempestades, a sol quente e  no seu devido tempo produz o seu fruto!!!!                 
Ai você pode me dizer: " Mas eu tenho permanecido no lugar onde Deus me plantou, tenho buscado a produzir bons frutos, confio plenamente no Senhor, resistido a tempos ruins,  mas tenho levado tanta pedrada. Tenho sido tão ferido nesta caminha.      
E eu te respondo: Você já viu como ficamos loucos quando vemos uma árvore frutífera produzindo?? 
Tentamos arrancar seus frutos a qualquer preço sem se preocupar se ferimos a árvore. Atiramos pedras, cutuamos com bambu e até mesmo colhemos os frutos ainda verde, com medo de outro colher na nossa frente. Só atiramos pedras nas árvores boas,as ruins mandamos cortar.
Não se preocupe, pois o Senhor tudo vê e tem anotados toda as tuas obras, e no momento exato te exaltará. Pois a hora Dele é perfeita e sua maneira  de agir é a  mais linda!! Continue produzindo seus frutos suculentos, alimento multidões!!!!    
Não permita que o diabo roube de você a alegria de produzir seus frutos. A tristeza chega e tenta nos paralisar, mas Deus aguarda que confiemos Nele, pois assim Ele nos abençoará.




José não deixou de produzir os frutos do Espírito quando foi jogado na cova por seus próprios irmãos, nem quando foi vendido,nem quando foi acusado pela mulher de Potifá, nem quando teve oportunidade de retribuir o mal que seus irmãos fizeram a ele. A mágoa nem a ferida do passado foi motivo pra cessar os frutos de josé. E o Senhor o exaltou soberanamente.
Nesta caminhada cristã, irmãos nossos nos ferem, somos caluniados, vamos pra prisão por causa dos outros. Mas Deus tudo sabe e tudo vê. Deus Te ama . Mas ele espera uma resposta sua para Ele entrar em ação a teu favor.
Então produza!!!!

Que o Espírito Santo fale contigo de maneira específica ao teu coração e penetre no mais profundo d seu ser e te ajude a exalar o bom perfume de cristo!!

 Penha Flor
            

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...