19 maio, 2011

Sabedoria - Arma de ataque e defesa

Olá queridos!!
Estou muito feliz pois o Senhor tem me ensinado muito por estes dias, então resolvi compartilhar com vocês algo tão simples, mas que tem surtido um efeito tremendo na minha vida: A Sabedoria.

Ao longo da minha vida pessoal tive a oportunidade de conhecer várias pessoas, com todos os tipos de temperamentos, comportamentos e caráter. Mas quando eu tive um encontro pessoal com Jesus comecei  admirar as tuas obras e então tentar conhecê-lo. E observando o comportamento de Jesus enquanto ele esteve na terra em forma humana, me atentei para uma coisa: Jesus era de fazer e não de falar.
Ou seja, ele expressava através de suas atitudes o quanto ele era sábio


Vejamos o conceito de Sabedoria:.

Sabedoria (em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia).
Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".
É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".
Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes. (Fonte de pesquisa:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Jesus, enquanto homem, ele colocava em prática, tanto sua inteligencia como a Sabedoria.
A Palavra de Deus no Livro de Provérbios nos impulsiona a todo tempo buscar a Sabedoria.
E você pode pensar como adquirir  tal ciência?
Pra início de conversa, devemos temer ao Senhor pois é o principio da Sabedoria Pv 9:10
Depois em Tg 3:13 está escrito: Quem entre vós é sábio e inteligente?
 Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.
A sabedoria porem, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimentos.Tg 3:17
Com sabedoria, mulheres a Palavra nos diz que podemos edificar uma casa.Guardar a vida dos nossos filhos, amar e submeter-se aos nossos maridos, ter boa vivência com os irmãos e vizinhos, se apartar dos caminhos do mal, fugir do pecado, guardar nossas palavras que muitas das vezes se tornam  uma maldição, se livrar da ansiedade, disciplinar nossos filhos, educa-los no caminho em que devem andar, aprender dar respostas brandas, reconhecer que o pouco com Deus é muito, ter um coração alegre que é um bom remédio, descobrir que a morte e a vida estão no poder da língua, deixar de ser uma mulher rixosa, ter misericória do necessitado, aprendemos a honrar pai e mãe, desviar do caminho das contendas, não dizer nada precipitadamente, se livrar de uma vez por todas dos mexericos, velar para que tenhamos um bom nome na praça, saber que Deus detesta o preguiçoso, e as contendas entre os irmãos . 
A sabedoria nos ensina a não ter invejas dos homens malignos, nem se afligir dos malfeitores. Mas crer que uma maldição sem causa não se cumpre, nos ensina a não ser frequente na casa do teu próximo, para que não se enfades de ti e se aborreça, a dar de comer ao teu inimigo e de beber quando tiver sede. Nos ensina que há amigos mas chegados que irmão, que pra nós mulheres a força e a dignidade devam nossos vestidos.
E o melhor de tudo: A mulher que teme ao Senhor será louvada.Pv 31:30  
Muitos de nós, passamos anos da nossas vidas, estudando, adquirindo conhecimento, pondo em prática a inteligência, fazendo grandes descobertas, e chegando ao final da vida descobre que faltou ter Sabedoria pra administrar tudo isso.
Não podemos viver sem a Sabedoria do Senhor, pois ele é que nos direciona, e tudo vem dele.
Quantos homens que foram designado sábios, morreram sem Cristo? 
Pra onde vão esses homens com tanto conhecimento?
Pra um sábio prudente reconhecer que Jesus é o único e suficiente salvador, e que não há  outro caminho que nos leve a Deus, se não for por Jesus é só o princípio.Depois Deus começa a revelar os mistérios arrolados nos céus para os íntimos.
Homens estudiosos passaram anos tentando descobrir coisas  que pra nós crentes já  foi revelado a séculos, e registrados na Bíblia Sagrada.
Então queridos pense nisso:
" Tolo é aquele que vive caindo nos mesmos erros,inteligente é aquele que aprende com seus próprios erros, mas sábio é aquele que aprende com os erros dos outros"

Então o que  estamos esperando?
Ajoelhemos diante de Deus e vamos pedir Sabedoria, e ninguém pode roubar isso de nós!

Lembre-se que somos flores e como tal podemos espalhar e exalar o bom perfume de Cristo, por onde passarmos.



Se se fizermos isto com sabedoria tudo vai ficar mais fácil. Poderemos passar por este mundo e deixar a nossa marca.
Que o Espírito Santo possa falar contigo além das minhas palavras limitadas.
    
              Por Penha Flor e o Espírito Santo

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Penha, amei a postagem, foi rehalmente inspirada. DEus te abencoe minha Irma. FICA na Paz.

Pra. Thais Itaborahy

Http://palavradevidaaocoracao.bloodspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...